As impressoras são equipamentos essenciais para a rotina de qualquer empresa. Porém, com o tempo de uso, elas podem apresentar problemas que comprometam o seu funcionamento. Para evitar que isso aconteça, neste post, trazemos 6 dicas de manutenção preventiva em impressoras para manter o seu equipamento sempre em ordem!
6 Dicas para fazer a Manutenção Preventiva em Impressoras
As impressoras estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Seja na escola, no trabalho ou em casa, elas facilitam a nossa vida. Mas para que elas estejam sempre funcionando da maneira correta é necessário realizar manutenções preventivas periódicas.
1. Limpeza do equipamento
A primeira dica é manter o seu equipamento sempre limpo. A poeira tende a se acumular, principalmente nos componentes eletrônicos, causando problemas no funcionamento da impressora.
Para fazer a limpeza periódica da sua impressora (pelo menos uma vez a cada 10 dias), use um pano seco para retirar a sujeira do equipamento e mantê-lo limpo.
Para sujeiras mais grossas, você pode usar um pano umedecido com água e sabão neutro. Nunca use produtos químicos ou solventes, pois eles podem danificar o equipamento.
Evite utilizar materiais abrasivos como esponja de aço ou lã de vidro, pois eles podem arranhar ou danificar as partes do equipamento.
2. Verifique os níveis de tinta ou toner
Além da limpeza, a manutenção preventiva em impressoras requer cuidados básicos como os níveis e a qualidade das tintas. É importante manter os níveis de tintas ou toner em dia, pois isso pode interferir diretamente na qualidade da impressão. Caso contrário, as imagens podem ficar manchadas ou com falhas.
Antes de escolher as tintas para sua impressora, verifique a procedência da mesma e a qualidade do produto. Impressoras com tintas originais tendem a imprimir por mais tempo e com qualidade superior.
3. Cuidado na hora da instalação do cartucho
Outro cuidado importante é manter os cartuchos limpos e bem instalados. A manutenção preventiva deve ser feita pelo menos uma vez a cada mês, para que não haja problemas na hora da impressão.
Caso o cartucho esteja sujo ou com defeito, a qualidade da impressão pode ser comprometida. Por isso, é importante manter os cartuchos sempre limpos e em boas condições de uso.
4. Verifique as conexões elétricas e usb
As conexões elétricas e usb também merecem atenção especial. É importante verificar se elas estão bem fixadas e em boas condições de uso.
Às vezes, uma simples manutenção preventiva pode evitar problemas futuros. Por isso, não deixe de fazer a manutenção do seu equipamento com regularidade.
5. Mantenha o software atualizado
Outra dica importante é manter o software da sua impressora sempre atualizado. As atualizações trazem melhorias no funcionamento do equipamento e ainda corrigem eventuais bugs.
Para manter o software da sua impressora sempre atualizado, basta acessar o site do fabricante e baixar as atualizações mais recentes.
6. Periodicidade de uso
Por fim, mas bem importante, lembre-se de sempre imprimir algo pelo menos 1 vez por semana, principalmente em se tratando de impressoras jato de tinta para evitar o entupimento das cabeças de impressão.
Conclusão
Como vimos, a manutenção preventiva em impressoras é fundamental para o bom funcionamento da sua impressora. Siga as nossas dicas e mantenha o seu equipamento sempre em ordem!
Em caso de qualquer problema, a melhor maneira de resolver é consultar um técnico especializado. Ele poderá identificar o problema e recomendar a manutenção mais adequada para o seu equipamento.
Portanto, se sua impressora apresentou defeitos ou precisa ser trocada, fale conosco e conheça nosso catálogo de produtos recém chegados!